• Thais Almeida

Acabou o Furlough?

Pois é, voltei a trabalhar hoje!

Se você quer saber o porquê desse retorno, se o hotel vai voltar a funcionar, se o lockdown está perto do fim esse post é pra você!


Manchester em lockdown

Não, o Hotel que eu trabalho não vai reabrir ainda. E não, o lockdown não dá sinais de que esteja muito perto do fim... Mas sim, eu fui convidada a não continuar com a minha licença remunerada. 🤔


A cada dia as empresas são abastecidas com mais informações e esclarecimentos sobre a "licença do Covid", o Furlough Leave.


O que é e como funciona?

Para evitar que houvesse demissão em massa após o anúncio do lockdown, o governo do Reino Unido anunciou que pagaria 80% do salário médio dos funcionários que fossem impedidos de trabalhar por conta do fechamentos das empresas com o lockdown.


Então, em resumo, o funcionário fica em casa, continua constando na folha de pagamento da empresa, não vai trabalhar (porque a empresa está fechada), mas continua recebendo seu salário (na verdade, recebe 80%).

Logo no início já tinha sido esclarecido também que os 80% seriam calculados com base nas 12 últimas semanas, para aqueles que não têm salário fixo.



Com isso, no final de Março eu fui colocada nessa licença. Fiquei o mês de Abril inteiro em casa esperando que no final do mês receberia 80% do meu pagamento. E recebi 🤑🤑


O que mudou?

No dia 25 de abril meu Manager me liga dizendo que tem notícias não tão boas (que coração que aguenta uma frase dessas nesse momento de virose mundial??) 😒


Novos entendimentos foram compartilhados pelo governo e ficou definido então que para ser elegível ao Furlough o funcionário precisaria ter entrado na folha de pagamento até 19/Março/2020.


Eu comecei a trabalhar no hotel na última semana de Fevereiro, e por isso não fui colocada na folha daquele mês. Aqui o Hotel só faz um pagamento de salário sempre no último dia do mês, ou seja, eu só entrei na folha no dia 31/Março, ou seja, eu deixei de ser legível a receber o salário pelo governo estando em casa.


Com isso, a empresa me deu duas opções: ou eu voltava a trabalhar, ou eles poderiam me demitir 🤔

Na verdade eu dei muita sorte em poder escolher. Apesar de estarmos fechados ao público, o Hotel precisar tem alguém 24h na propriedade para pequenas atividades burocráticas e pra manter a segurança do edifício. A grande maioria dos lugares estão fechados tipo ABSOLUTAMENTE FECHADOS, sem nenhuma atividade. Então as empresas não têm muita saída, as pessoas estão simplesmente sendo mandadas embora porque ainda não existe a opção de voltar a trabalhar. E isso é muito triste.


Se você tem alguma dúvida sobre o Furlough ou passou por uma situação parecida me escreve pra gnt trocar uma ideia.


Stay safe everyone 😊

13 visualizações

©2020 Fui por Aí
Orgulhosamente criado com Wix.com