• Thais Almeida

Experiência Gastronômica - Portucale



No post de hoje vamos falar sobre os melhores restaurantes na cidade do Porto, restaurante de cozinha internacional, mas fortemente reconhecido pela tradicional - autêntica e deliciosa - cozinha Portuguesa.


É fato que não faltam restaurantes maravilhosos para conhecer na cidade do Porto. Dentre os países que já visitei, sem dúvidas, Portugal está no topo da lista de países onde se come melhor. E a cidade do Porto não seria uma exceção. Você encontra de tudo: desde as petiscos e finger-food mais simples, até os restaurantes mais sofisticados e estrelados. E claro, tudo sempre muito saboroso!


LOCALIZAÇÃO



Com a sua vista deslumbrante sobre a cidade, Portucale, um dos mais emblemáticos restaurantes do Porto, conquista de imediato todos os clientes que desejam viver uma experiência gastronômica riquíssima. Situado no 14º andar do Edifício Miradouro, na Rua da Alegria, é o ponto mais alto da cidade.


Com o mar, o rio e montanhas aos nossos pés, o que vem a seguir está à altura deste primeiro impacto. A decoração retoma à década 50 e a sua atmosfera é calma e descontraída.


CARDÁPIO


Por que Portucale está entre os 50 melhores restaurantes do Porto? Porque ele ignora a "modinha". Seja na cozinha ou fora dela.


Servindo sempre uma comida de cozinha tradicional desde sua inauguração em 1969, alguns pratos estão no menu desde então, como por exemplo Bife à Portucale (€23.50) e Filetes de Linguado Walewska (€36.00).

EXPERIÊNCIA


Eu conheci o Portucale em Janeiro de 2020, quando fiz uma viagem rápida pelo Porto. O restaurante foi indicação de um amigo portuense, que fez questão de ressaltar que esse era o restaurante que ele normalmente vai com a esposa para comemorar o aniversário de casamento. Meu primeiro pensamento foi "Meu Deus! Não tenho roupa pra isso". 😅


Assim que as portas do elevador se abrem você está de frente para uma vista imponente da cidade do Porto. Realmente espetacular. E ao entrar no salão principal você sente uma mistura de formalidade e casualidade. Decoração de traços simples, porém muito elegante.


Era hora do almoço, e nesse período o restaurante oferece o Menu Panorâmico (couvert + entrada + prato principal + sobremesa; $40.00). Me pareceu uma excelente oportunidade para conhecer os sabores desse restaurante que já estava me deixando bastante feliz.



A casa oferece uma carta de vinhos bastante satisfatória. Número suficiente de opçoes, em sua maioria nacionais, mas não deixa de apresentar opções internacionais, claro.

Nossa escolha foi o nacional Duas Quintas, da própria região do Douro.

Uma boa pedida 😉 #FicaDica



Vamos ao que interessa 🍲 COMIDA!

O Menu Panorâmico é uma amostra dos pratos tradicionais do restaurante, e a cada dia a casa pode oferecer opções diferentes.


O couvert é bastante variado, e trazido pouco antes do vinho. Pequenas porções de várias comidinhas diferentes e, claro, muito pão, azeitona e manteiga!


Como entrada, escolhemos o Crepe de Camarão. Uma massa empanada crocante envolvendo alguns camarões com molho cremoso. Interessante, saboroso...


Hora do prato principal. Já que estamos em Portugal, num restaurante tradicional de culinária local, não tem como não pedir um bacalhau, né?! Mais ou menos...

Eu segui esse raciocínio - claro! Já tinha pensado nisso antes mesmo de sair de casa - , meu digníssimo marido, não! O pensamento dele era "Já que é para experimentar, vamos escolher alguma coisa nova!". As decisões foram Bacalhau à Brás e Cabrito estufado à Serrana.


Como era de se esperar, o bacalhau estava divino. Generosas lascas de bacalhau cobertas por uma camadinha crocante a base de parmesão. Algumas batatas assadas e, claro, muuuito azeite! 🤗


"O cabrito estava gostoso. Nada de especial. Suculento, saboroso, coberto com bastante cebola refogada, e acompanhado de umas batatas gratinadas cobertas com queijo. Gostei, mas nao sei se pediria de novo."


De sobremesa escolhe uma espécie de combinado, que pudemos provar um pouquinho de cada doce tradicional portugues. Experimentamos Sopa Dourada, Toucinho dos Ceus e Doce de Gila. Tudo com muita gema de ovo e açucar.


Ao final de tudo, não podia faltar um cafézinho acompanhado de uma taça de vinho do Porto, né!? ☕️



RESUMO


A experiência foi gostosa, comida boa, bom vinho, ambiente agradável. A vista é realmente o grande trunfo desse lugar. Certamente quero voltar para experimentar o Filetes de Linguado Walewska, mas não posso deixar de mencionar que o restaurante precisa de algumas reformas. Nada que prejudique a experiência, mas para esse nível de restaurante os clientes esperam um ambiente impecável.


Nota final: ⭐️⭐️⭐️



Se você já esteve no Portucale deixe aqui nos comentários como foi sua experiência...

Se você ainda não foi, o que acha que mais gostaria desse lugar?



5 visualizações

©2020 Fui por Aí
Orgulhosamente criado com Wix.com